Alex Telles

Biografia

Nascido na cidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, em 15 de dezembro de 1992, Alex Nicolao Telles iniciou sua carreira aos 6 anos de idade no futsal. Seu desempenho nas quadras da cidade natal chamou a atenção de diversos clubes, entre eles o Esporte Clube Juventude, time ao qual Alex chegou com 15 anos de idade e iniciou sua carreira profissional.

Confira abaixo a trajetória da carreira do lateral esquerdo brasileiro.

2007 - 2012

Esporte Clube Juventude

Nascido em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, Alex Telles sempre teve um sonho: ser jogador profissional de futebol. Foi com esse ideal que, em 2007, com o apoio de sua família, ele chegou ao Juventude-RS, um dos clubes mais tradicionais do Estado. Pelo alviverde, atuou com destaque em todas as equipes nas categorias de base. Seu talento, o foco com que sempre trabalhou e a fé incondicional foram as bases para a sua ascensão nos gramados. E ela veio rápido.

Pouco mais de quatro anos depois de ingressar no clube, Alex teria sua primeira oportunidade nos profissionais. Em 2011, fez sua estreia pelo time principal diante do São José-RS, jogando no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pelo Campeonato Gaúcho. Nessa temporada, e mesmo tendo apenas 18 anos, ele defendeu a equipe em várias oportunidades na Série D do Campeonato Brasileiro. O ano de 2012 foi de amadurecimento para os desafios que estariam por vir na carreira de Alex Telles. E eles seriam ainda maiores!

– O Juventude foi minha segunda casa. Um clube pelo qual tenho respeito, carinho, admiração. Acima de tudo, sou um torcedor do Ju. Sempre que posso, acompanho as partidas mesmo estando fora do país. Foi um período marcante na minha vida. Aprendi muito, vibrei muito, chorei muito. Enfim, cresci como atleta e como pessoa. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse período fantástico da minha vida – disse Alex.

  • Partidas
  • Assistências
  • Gols
2013

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A temporada de 2013 estava apenas começando e Alex Telles já tinha grandes desafios pela frente. Destaque no Juventude-RS, o lateral-esquerdo chegava a um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo: o Grêmio-RS. Logo de cara, foi colocado na lista de inscritos para a disputa da Libertadores da América por Vanderlei Luxemburgo, então técnico do tricolor. Assumiu a titularidade já no primeiro duelo, diante da LDU, do Equador, em um confronto eliminatório de dois jogos contra o forte rival Sulamericano. Na segunda partida, decisão por pênaltis. Alex, com personalidade, pediu para bater. O resultado a gente não cansa de lembrar: gol feito e classificação para a fase de grupos garantida.

A alegria era grande. A torcida gremista já reconhecia no seu camisa 13 um titular absoluto. Porém, em fevereiro daquele ano, em um clássico Gre-Nal, após um choque com um atleta adversário, Alex teve constatada lesão em alguns ossos da face. Momento delicado que foi superado com o apoio incondicional dos amigos, torcedores e, em especial, familiares. A recuperação foi rápida e total, e ele já estava pronto para o principal certame nacional.

O Campeonato Brasileiro foi um marco importante na trajetória de Alex Telles. Atuações seguras e qualificadas, assistências e até mesmo um golaço no Maracanã fizeram dele o melhor em sua posição naquela competição. O Grêmio ainda chegaria a um vice-campeonato. Ingredientes que, somados, fizeram com que os grandes clubes do mundo olhassem para o menino obstinado e talentoso de Caxias do Sul.

– Vivi um momento maravilhoso no Grêmio mesmo passando por um período de lesão, que sempre é complicado. Fiz grandes amigos e construí uma história muito bonita no clube. Tenho a certeza de que poderíamos ter conquistado o título naquele ano, mas Deus faz as coisas certas na hora certa. O Tricolor é uma página fantástica na minha carreira – definiu Telles.

  • Partidas
  • Assistências
  • Gols
2014 - 2015

Galatasaray Spor Kulübü

A Turquia surgia na vida de Alex Telles em 2014. Uma das contratações mais festejadas pela fanática torcida do Galatasaray, ele chegava àquele país com um cartão de visitas invejável. Os turcos recebiam no aeroporto, simplesmente, o melhor lateral-esquerdo de um dos campeonatos nacionais mais importantes e difíceis do planeta. Mais, Alex desembarcava com o aval do experiente técnico Roberto Mancini. A ambientação à cultura e tradições locais foi rápida, algo que influenciou de maneira positiva no seu rendimento.

Assim como sua passagem pelo Grêmio, ele chegou, treinou e mostrou, dentro de campo, que poderia ser titular. Sua qualidade fez com que ultrapassasse barreiras normais para todos os estrangeiros, que era a de primeiro entender o ritmo de jogo europeu para, depois, ascender ao time. Não! Mancini viu que, mesmo em seus primeiros dias no país, Alex estava pronto para assumir a titularidade na equipe. Logo nos primeiros jogos, ganhou o respeito da torcida e a confiança de seus colegas de elenco. Pelos Leões, em um ano e meio, conquistou todos os títulos nacionais possíveis.

– Tenho respeito e carinho enormes pelo Galatasaray. Um clube incrível com uma torcida fantástica. Desde o primeiro momento na Turquia, recebi todo o apoio possível. Isso acabou se refletindo em campo, com gols, assistências e, especialmente, títulos. Fiz, como sempre, o meu melhor e, tenho certeza, deixei uma boa lembrança em todos. Fui muito feliz no “Gala” – ressaltou.

Títulos:
Super Lig (Campeonato Nacional): 2014-2015;
Taça da Turquia: 2013-2014 e 2014-2015;
Supercopa da Turquia: 2015.

  • Partidas
  • Assistências
  • Gols
2015 - 2016

Football Club Internazionale Milano

A ascensão de Alex Telles em solo europeu era evidente. Titular do tradicional Galatasaray por um ano e meio e com atuações de encher os olhos, seu futebol chamava atenção. A Internazionale, de Milão, porém, foi mais rápida e chegou ao brasileiro através de um velho conhecido: Roberto Mancini. O treinador, que já o havia indicado para a Turquia no início de 2014, agora fazia o mesmo para a equipe italiana. Mancini estava na Inter e precisava de um atleta de confiança e qualidade. Não teve dúvidas, quando questionado pela direção Nerazzurri, em pedir sua contratação por empréstimo.

Aquela foi uma temporada de muito amadurecimento e, em especial, aprendizado, afinal, o futebol italiano é reconhecido mundialmente por sua rigidez tática. Mas Alex estava pronto para o desafio. Natural de Caxias do Sul, cidade de colonização italiana, não teve nenhum problema com a adaptação à cidade de Milão e aos costumes do país.

Em campo, realizou grandes jogos pelo clube e atuou em um número expressivo de partidas para um jovem que recém havia chegado à Itália. Recebeu o carinho e o respeito da torcida. Com o seu contrato chegando ao fim, mais uma vez, grandes clubes do mundo o colocavam na mira. Alex Telles deixaria a Inter com a certeza de um grande trabalho realizado pelo clube.

– A temporada na Internazionale foi especial para mim. Puder jogar um campeonato muito forte e, com isso, tive um aprendizado muito grande. Consegui evoluir técnica e taticamente, algo que faz a diferença na Europa. Foi um grande ano – salientou Telles.

  • Partidas
  • Assistências
2016

Futebol Clube do Porto

A camisa do Porto, de Portugal, caiu bem em Alex Telles desde a primeira vez em que ele a vestiu. A identificação foi imediata com uma das agremiações mais poderosas e importantes do futebol mundial.

Bicampeão da Champions League e do Mundial de Clubes, a equipe alviazul surgiu na vida do lateral brasileiro após o término do empréstimo com a Internazionale-ITA. No dia 13 de julho de 2016, Alex assinava contrato de cinco temporadas com o time do Estádio do Dragão.

De lá para cá, Telles virou destaque da equipe e, para o fanático torcedor, um dos ídolos atuais do remodelado elenco “portista”. Ele é um dos atletas que mais atuou pelo clube (34 vezes) e é, até o momento, líder em assistências para gols, com nove passes perfeitos.

– O Porto é um clube fantástico. Incrível mesmo. Temos uma estrutura de altíssimo nível dentro e fora de campo. Uma comissão técnica de ponta no futebol mundial, uma diretoria preocupada com todos os detalhes e um elenco de grande qualidade. Vim ao clube para marcar época e fazer história. Quero deixar um legado de vitórias com a camisa do Porto – definiu Alex Telles.

  • Partidas
  • Assistências
  • Gols